Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ISSM,IP APRESENTA RELATÓRIO DA ACTIVIDADE SEGURADORA EM 2019 AO MERCADO

OInstituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) apresentou o Relatório Anual sobre a Actividade Seguradora em 2019, aos operadores do mercado, em cumprimento do estabelecido no Estatuto Orgânico deste Instituto. O evento realizou-se no dia 29 de Setembro de 2020, em formato virtual, em observância das medidas de prevenção da Covid-19, tendo tomado parte cerca de 50 participantes.

A reunião foi dirigida pela Directora de Estudos, Estatística e Cooperação do ISSM, Francelina Sitoe, e teve como objectivo apresentar a informação sobre a evolução do mercado segurador incluindo sobre a defesa e protecção do consumidor. 

Na sua intervenção, a Directora disse que o Instituto tem estado a melhorar a informação apresentada nos relatórios da actividade seguradora no País.

A partir de 2018, o ISSM passou a apresentar no Relatório, informação sobre o número de apólices comercializadas por ramos; posição das seguradoras com base nos resultados técnicos e líquidos de exercício, bem como o número de sinistros ocorridos, regularizados e pendentes. 

No actual Relatório iniciou-se a apresentação do detalhe sobre a produção de seguros e respectivos capitais seguros, visando ilucidar o que o mercado assumiu em termos de riscos para cada ramo.

Por seu turno, o Presidente da Associação Moçambicana de Seguradoras, Curratilaine Remane, enalteceu o trabalho realizado pelo ISSM, tendo apresentado para reflexão a necessidade de partilha do risco a nível interno, para evitar a exportação de capitais, potenciar, deste modo, o mercado segurador nacional e proteger a economia nacional, com a retenção de divisas no país. 

Assim, o Relatório Anual sobre a Actividade Seguradora referente ao ano de 2019 destaca um crescimento de 21.2%, depois de ter se situado em 1%, em 2018, tendo a taxa de penetração de seguros na economia crescido em 0.19 pontos percentuais, situando-se em 1.67%.

O crescimento da produção global do sector foi sustentado pela evolução dos Prémios Brutos Emitidos (PBEs) nos dois segmentos do mercado, Vida e Não Vida, que cresceram em 27.5% e 20.3%, respectivamente. O resultado líquido do exercício situou-se em 1,575.7 milhões de Meticais, um aumento de 95.8 milhões de Meticais, comparativamente ao resultado líquido do exercício anterior. 

A taxa de cobertura da margem de solvência da actividade seguradora situou-se em 484.3%, contra 410.5%, em 2018, o que revela que o nível de solvabilidade do mercado manteve-se adequado. O volume das contribuições dos fundos de pensões complementares situou-se em 885.1 milhões de Meticais, revelando um aumento de 8.9% face ao ano de 2018, tendo o desempenho financeiro dos respectivos fundos atingido o montante de 1,397.1 milhões de Meticais, um aumento de 10.1% face a 2018. No capítulo do atendimento ao consumidor, o ISSM recebeu 39 reclamações dos consumidores, mais 4, comparativamente ao ano de 2018.

Das 39 reclamações, 15 foram resolvidas por via da intervenção do ISSM, 6 encontravam-se em análise nas respectivas seguradoras, 10 foram recomendadas aos segurados a submeterem o assunto às instâncias judiciais competentes, e as restantes 8 em processo de conclusão de apreciação no ISSM.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *