Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mercado de seguros discutido nas jornadas científicas do ISCTEM

As Segundas Jornadas Científicas da Escola Superior de Economia e Gestão de Negócios do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM) realizaram-se sob o lema: “O Mercado de Seguros e o seu Contributo para a Estabilidade da Economia Moçambicana”, constituindo um espaço de apresentação e disseminação de resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes, estudantes e investigadores do ISCTEM, com o objectivo de promover a reflexão e potenciar o diálogo entre académicos, profissionais e especialistas das áreas económicas, financeiras e de seguros.

A iniciativa pretende, igualmente, criar um espaço de interacção para a partilha de conhecimento, experiências e oportunidades, bem como o estabelecimento de parcerias entre os diversos intervenientes do sector.

O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM, IP) participou da abertura do evento representado pelo Administrador Executivo do ISSM, IP, Mércio Sitoe, que proferiu uma apresentação subordinada ao tema “O Papel do Mercado de Seguros no Fortalecimento da Economia Moçambicana: Desafios e Oportunidades.”

Na ocasião, Mércio Sitoe iniciou explicando a razão da existência da entidade de supervisão de seguros, explicou a sua história no período antes e depois da independência, abordou o quadro legal e destacou que o volume de prémios brutos emitidos em 2024 foi de 24.16 Mil milhões de Meticais, correspondente a um crescimento de cerca de 11.5% face ao período de 2023.
Enfatizou que 14% da população adulta beneficia actualmente de cobertura de pensões, segundo dados do Banco de Moçambique referentes à 2023.

Entre os principais desafios e oportunidades, o Administrador apontou a necessidade de criar um ambiente regulatório que incentive a inovação e a expansão dos serviços financeiros, com especial enfoque nas comunidades rurais e de baixa renda, salientando que a inclusão financeira desempenha um papel crucial na redução da pobreza e na promoção de uma prosperidade inclusiva.

Referiu ainda a importância de promover o desenvolvimento sustentável do mercado de seguros no contexto dos grandes projectos de recursos naturais e de utilizar a inteligência artificial como ferramenta para dinamizar o sector segurador.

Por fim, Mércio Sitoe desafiou a academia a transformar o conhecimento científico em soluções práticas para o País, incentivando a realização de investigações, teses de mestrado e projectos de pesquisa direccionados ao sector segurador.

As Segundas Jornadas Científicas do ISCTEM realizaram-se no dia 09 de Outubro de 2025, nas instalações da Universidade, na Cidade de Maputo.