COMITÉ NACIONAL DA ENIF 2025-2031 REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE TRABALHO

  • Agnélio Jossias Toma Posse como Coordenador do GT4

O Comité Nacional de Inclusão Financeira (CNIF) é o órgão de coordenação das entidades envolvidas na implementação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF) 2025- 2031, e na promoção da inclusão financeira no País de forma eficiente, segura e responsável.

O CNIF visa promover a inclusão financeira no País, com enfoque para os grupos vulneráveis e garantir o alinhamento com as políticas nacionais de desenvolvimento e coordenar esforços multissectoriais e estimular a inovação financeira e uso de tecnologias que facilitam serviços financeiros digitais e fintetchs.

Na sua primeira reunião de trabalho, realizada no dia 15 de Setembro, o CNIF apreciou a proposta do Regulamento de Funcionamento do Comité, os Planos de Trabalho dos Grupos de Trabalho e empossou Coordenadores e Vice-coordenadores dos 7 Grupos de Trabalho, na sequência da implementação da ENIF 2025-2031.

O Chefe do Gabinete de Comunicação e Imagem do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique, IP, (ISSM,IP), Agnélio Jossias, foi empossado pelo Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, na qualidade do Presidente do CNIF, como Coordenador do Grupo de Trabalho 4 (GT4), da ENIF 2025-2031, que trata da Promoção de Seguros.

Competirá ao Jossias, como, Coordenador, presidir as reuniões dos GT, orientar e coordenar as actividades, supervisionar o desenvolvimento e a implementação do plano de trabalho acordado, garantir o funcionamento do GT em coordenação com a Unidade Técnica de Implementação da ENIF 2025-2031, e submeter, numa base mensal e até ao dia dez do mês seguinte que reporta, a actulização das actividades do GT sob a sua coordenação.

Importa referir que, o ISSM,IP, através do Presidente do Conselho de Administração, neste caso Ester dos Santos José, é Vice Presidente do CNIF, cujo papel é coadjuvar o Presidente nas suas actividades e substituí-lo nas ausências e impedimentos.

Por sua vez, são funções do Presidente do CNIF convocar e presidir as reuniões do CNIF, aprovar as propostas de agenda das reuniões do CNIF, autorizar a realização de estudos com vista a elevação dos níveis de inclusão financeira, aprovar os instrumentos ou medidas que se mostrem necessários e adequados ao funcionamento do CNIF, e assegurar o regular funcionamento do CNIF.

O ISSM,IP, como Vice-Presidente da CNIF, na sequência de suas responsabilidades e total compromisso com a ENIF2025-2031, continuará a trabalhar para assegurar um ambiente estável e credível para o mercado segurador, bem como um quadro regulatório que fomente a inclusão, inovação, sustentabilidade, resiliência e protecção dos cidadãos.