1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

 

 ISSM preside Lançamento da Associação de Actuários de Moçambique 

Actuarios

A Directora de Estudos, Estatística e Cooperação do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), Francelina Sitoe, em representação da Presidente do Conselho de Administração desta Instituição orientou a cerimónia de lançamento formal da Associação de Actuários de Moçambique (AAM), no dia 24 de Julho de 2018, na cidade de Maputo. 

O evento contou com a presença do Administrador do Banco de Moçambique, Paulo Maculuve, do Administrador do BCI, Manuel Soares, do Director da Faculdade de Economia da UEM, Fernando Lichucha, do Presidente da Associação Moçambicana das Seguradoras, Curratilaine Remane, assim como de representantes de empresas seguradoras, de estudantes e membros da AAM. 

Na sua intervenção, Francelina Sitoe disse que o acto “é de capital importância na medida em que constitui um passo para a melhor organização destes profissionais ainda escassos no nosso País, particularmente no sector segurador. Com efeito, no quadro das reformas iniciadas em 2009, a legislação que rege a actividade seguradora, incluindo os fundos de pensões complementares, passou a reservar aos actuários um papel de destaque no exercício da actividade, nestes dois domínios, servindo de importante suporte ao papel do ISSM, enquanto regulador e supervisor do mercado”. 

“É importante ressalvar que, particularmente na actividade seguradora, espera-se que a AAM, actue de forma responsável e motivada, coordenando iniciativas de interesse comum e do sector, a fim de realizar acções que contribuam para o desenvolvimento do mercado de seguros, evitando práticas nocivas que comprometam a sua viabilidade”, apelou a Directora. 

Por seu turno, o Presidente da AAM, José Paulino Paulo, referiu que o projecto ora lançado foi idealizado na Universidade Zambeze (UNIZAMBEZE), na cidade da Beira e apresentado, pela primeira vez, naquela urbe, no Dia Internacional de Estatística, com o apoio de colegas daquela universidade e de estudantes de mestrado da Universidade Eduardo Mondlane. 

“A filosofia da AAM visa apoiar o encorajamento e promoção do ensino e da aprendizagem pela investigação, comunicação, debate e publicação dos resultados, de acordo com critérios de qualidade na área actuarial e nesta perspectiva contamos com a parceria do ISSM como regulador para juntos fortalecermos o mercado segurador com esta nova classe profissional”, elucidou José Paulino Paulo. 

Importa referir que a Direcção de Assuntos Jurídicos, Comunicação e Relações com os Consumidores, aproveitou a ocasião para expor os produtos do ISSM através de um stand contendo material corporativo, bem como a Colectânea da Legislação sobre Seguros e Fundo de Pensões Complementares e Conexa, Volume I e II.