1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

ISSM Reúne com os Operadores e Discute o Relatório do Mercado de Seguros de 2017

ISSM Reúne com os Operadores e Discute o Relatório do Mercado de Seguros de 2017

    Decorreu, no dia 31 de Agosto de 2018, em Maputo, um encontro promovido pelo Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) com os operadores do mercado  ... 

Read more...

ISSM Participa da Capacitação de Jornalistas sobre o Sistema Financeiro

ISSM Participa da Capacitação de Jornalistas sobre o Sistema Financeiro

 Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), em parceria com a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Banco de Moçambique (BM), Financial 

Read more...

Primar por exelência foi a recomendação da PCA

 Primar por exelência foi a recomendação da PCA

 

                   O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) realizou, no dia 22 de Dezembro corrente, na cidade de Maputo, a sua reunião de Balanço Anual

 

Read more...

ISSM celebra Semana Internacional do Dinheiro

ISSM celebra Semana Internacional do Dinheiro

   

                      O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), em parceria com o Banco de Moçambique e Bolsa de Valores de Moçambique, celebram a Semana Internacional do Dinheiro, sob lema "O dinheiro é importante”

Read more...
Previous
Next
  • ISSM Reúne com os Operadores e Discute o Relatório do Mercado de Seguros de 2017

    ISSM Reúne com os Operadores e Discute

  • ISSM Participa da Capacitação de Jornalistas sobre o Sistema Financeiro

    ISSM Participa da Capacitação de Jorna

  •  Primar por exelência foi a recomendação da PCA

    Primar por exelência foi a recomendaç

  • ISSM celebra Semana Internacional do Dinheiro

    ISSM celebra Semana Internacional do Din

IV Seminário Srobre Sector Segurador Temas Apresentados

seminaro final

Tema 1: Os Riscos Climáticos  em Moçambique  – Desafios e Oportunidades 

               1º Orador:   Sr. Xavier Chongo - ISSM  (Ver)

                2º Orador:   Sr. Michael Matera - Banco Mundial (Ver)

        3º Orador:   Sr. Israel Muchena - Hollard Seguros, SA (ver)

Tema 2: A Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo na Actividade Seguradora

        1º Orador  Sr. Paulo Munguambe- GiFIM (Ver)

Tema 3:A Governação Corporativa no Mercado de Seguros.

         1º Orador : Sra. Leonilde Mutumane - ISSM ( Ver )

         2º Orador:  Sr. Rui Oliveira - SIM ( Ver)

Tema 4: Educação, Marketing e Publicidade, como Canal de Expansão de Produtos e Serviços de Seguros no País.

         1º Orador:   Sr. Rui  Tsevete  - ISSM (Ver)

        2º Orador:   Sr. Carlos Leitão - Fidelidade (Ver)

4ª Edição do Boletim InformativoAcesse, baixe e leia a 4ª Edição do BI

 4ediacaobi

 Baixar boletim


  

 

COMUNICADO DE IMPRENSA SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

 

O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) pretende contratar uma empresa do ramo de Arte e Entretenimento Cultural para criação, produção e apresentação de peça teatral e músicas que promovam a importância e cultura de seguro em Moçambique

Baixar Documento Completo.

Estatísticas Estatísticas do Mercado de Seguros

 Indicadores Trimestrais

- 2º Trimestre de 2018novo skrol

- 1º Trimestre de 2018

 Relatórios Anuais                          

2017 novo skrol      2016              

2015               2014              

2013               2012


 

 

Newsletter

Receba novidades do mercado de seguros de Moçambique
Nome:
Email:

Quem está online?

Temos 5 visitantes e Nenhum membro online

Contactos

Endereço: Av. 24 de Julho n˚ 1097, 2.˚ Andar Esquerdo, Edifício 24

Telefones: +258 823064220 | +258 823064040 | +258 823063720 | +258 843122357

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 

  ISSM Participa da Capacitação de Jornalistas sobre o Sistema Financeiro

jornalistas

O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), em parceria com a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Banco de Moçambique (BM), Financial Sector Deeping Mozambique (FSDMoc) e o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), promoveram, de 25 a 26 de Julho de 2018, uma "capacitação sobre o Sistema Financeiro" dirigida aos jornalistas económicos”

A capacitação foi realizada no âmbito da implementação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF), 2016-2022, onde diversas entidades são chamadas à responder aos desafios sobre a inclusão da população excluída do sistema financeiro.

A acção formativa foi orientada à classe de profissionais de comunicação social tendo em conta que, no âmbito das suas competências e esfera de intervenção, exercem um papel determinante na disseminação de informação ao público, assumindo-se como um suporte estratégico para a construção de uma sociedade financeiramente educada.

No acto da abertura do evento, o Administrador Não Executivo do ISSM, Domingos José, referiu que os jornalistas são os responsáveis pela transmissão de matérias sobre seguros, mercado de capitais e monetário, com objectividade, profissionalismo, precisão e clareza para a construção de uma opinião pública esclarecida contribuindo deste modo para a melhoria do sistema financeiro inclusivo, abrangente e sustentável.

“O ISSM apoia a iniciativa e conta com os jornalistas para despertar a atenção da sociedade sobre a importância dos seguros no nosso dia-a-dia. A imprensa como quarto poder deverá apoiar na difusão de informação relevante sobre o sector de seguros, podendo contar com a colaboração da nossa instituição”, frisou o Administrador Não Executivo do ISSM.

Por seu turno, o Director de Assuntos Jurídicos, Comunicação e Relações com os Consumidores do ISSM, Rui de Andrade Tsevete, explicou aos participantes sobre o funcionamento do Instituto e do sector de seguros no âmbito do Regime Jurídico dos Seguros em Moçambique, onde esclareceu que no mundo actual não se pode ter desenvolvimento económico e social sem uma indústria seguradora forte que possa garantir a cobertura de riscos que as empresas ou particulares não têm capacidade de suportar por sua conta, caso os sinistros venham a ocorrer. “Assim, o seguro funciona como garante do desenvolvimento económico e social de um país”, assegurou.

No segundo dia os jornalistas beneficiaram-se de conhecimentos sobre o Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel (SORCA) apresentado pela Técnica da Direcção de Assuntos Jurídicos, Comunicação e Relações com os Consumidores, Lodovina Chilengue, na qual afirmou que este seguro é o que mais domina o mercado moçambicano.

“O Relatório da actividade Seguradora de 2016, quanto ao nível de crescimento, refere que os ramos automóveis, bem como incêndio e elementos da natureza dominaram a carteira dos ramos Não Vida, com 35.1% e 23.9%, respectivamente. Das reclamações recebidas pelo ISSM, a maioria são dos ramos Não Vida, particularmente, o ramo automóvel com cerca de 73% do total”, anotou Lodovina Chilengue.

De salientar que para além de informação sobre seguros, os jornalistas foram dotados de conhecimentos sobre Conceitos Gerais de Inclusão financeira, Visão Geral das Bolsas de Valores, as Ofertas Públicas de Venda na BVM, os Instrumentos de Prevenção de Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo, bem como o Papel do Jornalista na difusão de matérias sobre o Sistema Financeiro.