Candidaturas para o Secretariado do CISNA Candidaturas para o Secretariado do CISNA
Estão abertas candidaturas para o cargo de Secretário Geral do Comité de Seguros, Valores Mobiliários e Instituições Financeiras Não Bancárias (CISNA).
O CISNA é um órgão criado em 1998 na região da SADC e presta contas ao Comité dos Ministros das Finanças e de Investimentos da SADC, através da Comissão dos Altos Funcionários do Tesouro, de acordo com o disposto no nº2 do artigo 1 do Anexo 10 do Protocolo sobre Finanças e Investimento da SADC.
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COMUNICADO DE IMPRENSA AGENCIAMENTO DE SEGUROS
O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) comunica ao público em geral que a MAIS VIDA AGENTES DE SEGUROS, LDA, sociedade autorizada a exercer a actividade de agenciamento de seguros, nos ramos Vida e Não Vida, na República de Moçambique, alterou, com efeitos a partir do dia 29 de Maio de 2019, a sua denominação social para DIRECT AGENTE DE SEGUROS, LDA, com sede na Avenida 25 de Setembro, N° 270, Edifício Time Square, Loja 11 - Maputo.
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ISSM LANÇA PROJECTO “APOSTE NO SEGURO”
O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), em parceria com a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM), procedeu, no dia 07 de Novembro de 2019, na Fortaleza de Maputo, ao lançamento do projecto educativo denominado “Aposte no Seguro”, com o objectivo de promover a cultura de seguros, no âmbito da inclusão financeira.
A cerimónia foi dirigida pelo Secretário Permanente do Ministério da Economia e Finanças, Domingos Lambo, que, na sua intervenção, felicitou o ISSM pela incitativa e referiu-se a um dos pilares de suporte do Programa Quinquenal do Governo que é a promoção de um ambiente macroeconómico equilibrado e sustentável, através da implementação de políticas e estratégias integradas, visando a consolidação do sistema financeiro, em particular do mercado de seguros.
Na ocasião, referiu-se ao esforço que o Governo tem estado a empreender através da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF) para incrementar os níveis de acesso da população e das empresas aos serviços financeiros formais.
Por sua vez, a Presidente do Conselho de Administração do ISSM, Otília Santos, agradeceu a presença dos convidados e descreveu o mercado de seguros do País, indicando que o mesmo tem registado crescimento, tanto no que respeita ao número de operadores como à produção traduzida pelos prémios brutos emitidos, tendo no entanto, notado que apesar desta evidente produção, só 14% da população adulta tem noção do termo “seguros”, localizando-se a maioria na zona urbana, e cerca de 7.7% têm algum tipo de seguro, de acordo com um estudo realizado pelo FinScope.
Igualmente mencionou que outra importante acção levada a cabo pelo ISSM, no quadro da Estratégia de Educação Financeira em Seguros (EFISE), foi a aprovação, em Dezembro de 2017, do projecto “Aposte no Seguro”, cujo objectivo é promover a cultura do seguro, através de mecanismos de maior interacção com o público, por via da cultura e arte, concorrendo, consequentemente, para a inclusão financeira.
O projecto “Aposte no Seguro” iniciou com 13 programas educativos televisivos, em parceria com a Televisão de Moçambique, dos quais foram produzidos e exibidos nove edições, estando as últimas quatro em processo de produção.
Nesta fase, a iniciativa prevê a criação de peças teatrais que abordem temas relacionados com aspectos fundamentais sobre seguros, a serem difundidos nas comunidades, através de apresentações e por meio da radiodifusão, bem como outros meios de comunicação social e digital.
O projecto prevê, também, a produção de músicas sobre seguros, dirigidas ao público adulto, jovem e infantil, cantadas por artistas moçambicanos em línguas faladas nas três regiões do País, nomeadamente, Changana, Sena e Mácua, para além do Português, a serem divulgadas em actuações e diferentes meios de comunicação social.
Na mesma ocasião, o Director da ECA-UEM, Professor Doutor João Miguel, destacou a importância da parceira entre as duas instituições (ISSM e ECA), tendo acrescentado que um dos objectivos estratégicos da sua instituição é justamente prestar serviços de qualidade, através da cultura, e que sem dúvidas o projecto irá ajudar a sociedade a ter mais informação sobre a importância dos seguros e mudar o comportamento a este respeito.