1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

ISSM e BVM capacitam quadros do MINEDH em matéria de educação financeira

ISSM e BVM capacitam quadros do MINEDH em matéria de educação financeira

                                          Os funcionários do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE), beneficiaram-se de uma capacitação em matéria de seguros ... Read more...

ISSM e GIFiM instam seguradoras a adoptarem Lei de Prevenção e Combate ao BC/FT

ISSM e GIFiM instam seguradoras a adoptarem Lei de Prevenção e Combate ao BC/FT

                                          O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) em parceria com o Gabinete de Informação Financeira de Moçambique (GIFiM)

Read more...

ISSM assina Memorando de Entendimento com o INDE

ISSM assina Memorando de Entendimento com o INDE

                               O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) e o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE) assinaram, no dia 03 de Maio de 2019

Read more...

ISSM celebra Dia da Mulher Moçambicana

ISSM celebra Dia da Mulher Moçambicana

                               No âmbito das celebrações do dia 07 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, a Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (SSM)

Read more...
Previous
Next
  • ISSM e BVM capacitam quadros do MINEDH em matéria de educação financeira

    ISSM e BVM capacitam quadros do MINEDH e

  • ISSM e GIFiM instam seguradoras a adoptarem Lei de Prevenção e Combate ao BC/FT

    ISSM e GIFiM instam seguradoras a adopta

  • ISSM assina Memorando de Entendimento com o INDE

    ISSM assina Memorando de Entendimento co

  • ISSM celebra Dia da Mulher Moçambicana

    ISSM celebra Dia da Mulher Moçambicana

Lista Definitiva dos Concorrentes Pré-selecionados para Entrevista Concurso Inquiridores

Na sequência da abertura de concurso para contratação de Inquiridores no âmbito do projecto de pesquisa do perfil demográfico dos seguros em Moçambique, lançado em Novembro de 2018, publica-se a lista definitiva dos concorrentes pré-selecionados para entrevistas.


  

 

6ª Edição do Boletim Informativo Acesse, baixe e leia a 6ª Edição do BI

COMUNICADO DE IMPRENSA COBRANÇA DA TAXA ANUAL DE SUPERVISÃO

 O exercício da actividade de mediação de seguros, nas categorias de corretor de seguros, agente de seguros e promotor de seguros, está sujeito ao pagamento da taxa anual de supervisão, de acordo com o nᵒ 2 do artigo 7 do Decreto-Lei nᵒ 1/2010, de 31 de Dezembro, que aprova o Regime Jurídico dos Seguros.

 Assim, o Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique recorda a todos os mediadores de seguros que a referida taxa deve ser paga, impreterivelmente, até ao dia 10 de Janeiro de 2019, nos termos da alínea b) do nᵒ 1do artigo 132 do Regulamento das Condições de Acesso ao Exercício da Actividade Seguradora e da Respectiva Mediação, aprovado pelo Decreto nᵒ 30/2011, de 11 de Agosto. 

Baixar Documento Completo.

Estatísticas Estatísticas do Mercado de Seguros

 Indicadores Trimestrais

- 4º Trimestre de 2018 novo skrol

- 3º Trimestre de 2018 

- 2º Trimestre de 2018

- 1º Trimestre de 2018

 Relatórios Anuais                          

2017 novo skrol      2016              

2015               2014              

2013               2012


 

 

Newsletter

Receba novidades do mercado de seguros de Moçambique
Nome:
Email:

Quem está online?

Temos 32 visitantes e Nenhum membro online

Contactos

Endereço: Av. 24 de Julho n˚ 1097, 2.˚ Andar Esquerdo, Edifício 24

Telefones: +258 823064220 | +258 823064040 | +258 823063720 | +258 843122357

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 

ISSM e BVM capacitam quadros do MINEDH em matéria de educação financeira

inde issm2

Os funcionários do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE), beneficiaram-se de uma capacitação em matéria de seguros e alternativa de financiamento e poupança, via Bolsa de Valores de Moçambique (BVM).

A capacitação ministrada pelos quadros do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) e da BVM visa fornecer elementos básicos para que o MINEDH, através do INDE continue a elaborar e inserir matérias sobre seguros e mercado de capitais nos curricula escolares, de modo que, no futuro, esses temas, despertem nos alunos a consciência da importância de educação financeira.

Sobre o sector de seguros, a capacitação cingiu-se na transmissão de conhecimentos relativos ao Regime Jurídico dos Seguros, conceitos sobre seguros, tipos de seguro, seguros obrigatórios em Moçambique, composição do mercado de seguros, direitos e deveres das partes envolvidas no Contrato de Seguro. Em relação aos temas da BVM foram transmitidos informações relativas a alternativas de financiamento, mercado de capitais e poupança através da Bolsa.

Coube à Directora de Supervisão do ISSM, Alice Azarias, dirigir a cerimónia de abertura do evento referindo que a realização desta iniciativa se enquadra na Estratégia para o Desenvolvimento do Sector Financeiro (2013-2022), aprovada pelo Governo da República de Moçambique e na Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (2016-2022), cujo objectivo principal é a promoção de inclusão financeira.

Acrescentou ainda que é expectativa do Instituto, que pedagogos do MINEDH e do INDE estejam capacitados para melhor elaborarem os conteúdos sobre seguros e mercado de capitais que integrarão nos currícula do Sistema Nacional de Educação (SNE).

Por outro lado, o Director de Operações da BVM, Amorim Pery, dissertou sobre o papel da Bolsa como alternativa de financiamento e poupança através de várias vantagens que representam o mercado bolsista nacional.

“As empresas cotadas na BVM têm maior apetência de investidores estrangeiros, isenção de imposto de selo nas transacções da bolsa, poupança fiscal de 50 por cento nos dividendos, maior visibilidade no mercado, opções de financiamento, entre outros”, frisou.

O Director Geral do INDE, Ismael Nhêze, disse que caberá a sua instituição a missão de sistematizar o conhecimento transmitido de modo que facilite a compreensão dos estudantes. “Estes temas de educação financeira serão transmitidos de forma gradual, os nossos especialistas em empreendedorismo vão analisar o seu enquadramento de modo a ajudar os jovens a despoletar o seu talento”, referiu.

“O desafio do sector da educação é formar jovens e crianças através de criatividade de modo a que os mesmos abram espaços para a entrada no mercado de trabalho com novos cursos e profissionais”, desafiou Ismael Nhêze.

É de salientar que recentemente o ISSM assinou um Memorando de Entendimento com o INDE com vista a efectivação da integração de matérias sobre seguros nos curricula escolares nacionais e outras iniciativas de educação financeira.