1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

  logo issm1

O Logótipo do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique

Nos termos da alínea g) do no 3 do artigo 11 do Estatuto Orgânico do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique, aprovado pelo Decreto no 29/2012, de 26 de Julho, compete ao Conselho de Administração “Deliberar sobre o logotipo do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM)”. 

Logotipo é uma marca gráfica ou símbolo que visa representar de forma inequívoca e única uma entidade, por forma a facilitar o seu reconhecimento por parte de terceiros, e pode assumir forma de texto, de imagem gráfica, ou texto e imagem gráfica em simultâneo, como é o caso do logotipo do Instituto, e pode estar directamente relacionado ao serviço/produto que certa entidade comercializa/presta ou então ao valor que deseja transmitir. 

Nessa ordem, o formato e as cores patentes no logotipo do ISSM são a forma de reforçar a imagem que se deseja passar, tendo sido escolhidos, tomando em consideração aspectos universalmente aceites e aconselháveis aos designers, nomeadamente: 

     • boa aparência, solidez e estética; 

     • notoriedade e simplicidade; 

     • fácil reconhecimento e memorização; 

     • atemporal; 

     • coloração que não ofusque os olhos mas que se impõe; 

O logotipo apresenta-se de forma criativa no formato 3D e é composto pelas letras entrepostas, nomeadamente, I, S, S, que juntas formam o M (de Moçambique), portanto, as iniciais do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique. A bola que faz a letra “i” é um olho implícito que se associa à supervisão e fiscalização. 

A cor azul simboliza a personalidade, a subtileza e fidelidade do staff do ISSM em relação ao seu trabalho. Ela transmite a imagem de autoconfiança e carrega consigo certa autoridade que reflecte o ambiente de respeito e cooperação que se pretende que ocorra no mercado segurador. 

A cor amarela (escura) é enérgica e transmite optimismo, a boa disposição do staff do ISSM em receber, direccionar e apoiar os tomadores de seguro e todos os intervenientes que se relacionam com o ISSM. Simboliza o sol, ou melhor, a cor da luz irradiante em todas as direcções. 

Portanto, certificou-se que o logotipo mantém a sua leitura quando utilizado na versão preto/branco, procedimento usado normalmente para teste. O formato e cores foram conjugados para que o logotipo não perca a sua legibilidade e que se adapte aos suportes onde futuramente será utilizado. Ele é aplicável a uma variedade de meios, permitindo que seja redimensionado a qualquer tamanho sem perder sua originalidade e estética. 

A cor branca se associa à pureza e ao ambiente tranquilo que se deseja que ocorra no mercado segurador, entre os funcionários do ISSM e com os agentes com que esta entidade se relaciona no exercício de suas funções. Ela demonstra a abertura e boa vontade do Instituto em contribuir para o crescimento e estabilidade do mercado segurador no País. 

O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique tomou providências no sentido de efectuar o registo do logotipo no Instituto da Propriedade Industrial, tendo sido atribuído o número 1147/2013. 

Para mais informações sobre a Identidade Corporativa do ISSM tenha acesso ao respectivo Manual através do seguinte link:

     • Manual de Identidade Visual do ISSM